30 de mar. de 2013

PASCOA: Simbolo Da Verdadeira Humildade








E o lugar da Escritura que lia era Este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a JESUS.

Atos 8:32-36



Ah! Estamos na época da pascoa! Muito chocolate para todos os lados. Preços exorbitantes de simples ovos de chocolate (pagamos mais pelos brinquedinhos que pelo doce em si). Multidões correm de uma loja para outra em busca do melhor preço. Na televisão, são exibidos filmes falando sobre esta época (E alguns que nada tem a ver, e que ate tem ensinado algumas heresias estupidas. Onde já se viu que Noé viveu na época da Destruição de Sodoma e Gomorra?! Cuidado com o que assiste hoje em dia!).


Infelizmente, a pascoa foi banalizada e transformada em mais um feriado comercial, onde apenas o lucro das vendas, a degustação do chocolate e o dia de descanso são o que importam e o que estão nos corações das pessoas.

Qual a origem da pascoa? Muitos nem fazem ideia de onde e porque ela surgiu. Vamos dar um rápido panorama sobre o assunto:

A pascoa foi uma festa instituída em comemoração a morte dos primogênitos do Egito libertação dos Israelitas, que viviam como escravos. Somente aqueles que aspergiram sangue de um cordeiro nas portas de suas casas, tiveram seu primogênitos protegidos da matança empreendida pelo Anjo do Senhor (Êxodo 12:11-27).

A pascoa teve a principio o significado de libertação. Para os Cristãos a pascoa também representa uma libertação: A libertação do PECADO! Libertação essa que foi feita por um Cordeiro Perfeito:

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29-30

Jesus foi identificado como o Cordeiro Pascal, aquele que foi enviado como sacrifício e expiação de nossas almas. A morte de Cristo na pascoa judaica não foi por mero acaso. Deus enviou seu Filho para o sacrífico neste dia, para criar um paralelo entre a antiga aliança, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus imolado, assim como nos afirma o Apostolo Paulo Na sua carta aos Coríntios:

Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
1 Coríntios 5:7

Certo, tudo isso e bem interessante, mas o que tem a haver com a humildade? Na verdade, tudo!

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. - Filipenses 2:5-8

Imagine-se na seguinte situação: Você trabalha como um alto executivo da maior empresa de fabricação de ovos de pascoa do mundo! (Estamos na pascoa, então não critique minha escolha da parabola-rsrsr). Como diretor, você possui inúmeras regalias. Tem o mais alto Salario. Tem um carro do ano com motorista a sua disposição. Possui uma sala ampla, na cobertura da sede da empresa. Possui inúmeros empregados que são comandados diretamente por você. Vida boa hein!
Porem, uma das maquinas da empresa quebra. Sem ela, não tem como honrar com os compromissos das encomendas. Seu conserto e demorado e não pode ser feito no momento. O dono da empresa convoca a todos os funcionários, inclusive você e propõe o seguinte: Primeiro, que o salario de todos deverão ser reduzidos e as regalias cortadas para que se tenha dinheiro para a compra de uma nova maquina; Segundo, que todos passem a fazer os ovos de forma artesanal ate a chegada da maquina nova. Isso inclui se lambuzar muito e trabalhar ate altas horas. Somente assim a empresa poderá ser salva de uma falência.

O que você faria? Seria humilde e aceitaria de bom grado? Ou se encheria de revolta e orgulho e diria que nunca um Executivo faria um serviço braçal e ainda com salario mínimo?

Amados, Jesus fez a primeira opção por nos. Sendo Criador e acima de tudo, Ele não permitiu que isso o impedisse de salvar a raça humana. Ele se esvaziou de toda a sua gloria, e veio viver entre nos, pecadores! Se isso não e humildade, eu não sei mais o que pode ser!

Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. - Lucas 22:27

No Reino de Deus, as coisas funcionam um pouco diferentes. Se alguém quer ser o maior, tem que ser o mais humilde. Sabem porque Cristo foi enviado para se sacrificar no nosso lugar? Porque ele era (e ainda e!) o mais humilde. Ele serviu a humanidade ao invés de ser servido (E com todo o direito, Afinal e o Rei dos Reis). Lavou os pés de seus discípulos, quando eram estes que deviam ter feito isso! (Joao 13:1-17).

O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade. - Provérbios 18:12

Jesus foi honrado, pois não permitiu que o orgulho o derrubasse. Ele fez inúmeros milagres: Curou doentes, multiplicou alimentos, ressuscitou mortos! E isso jamais lhe subiu a cabeça.

Irmãos, vamos nos lembrar da pascoa como o momento em que foi ensinado a humanidade o verdadeiro principio da humildade. Nos não somos nada perante Deus e entre nos mesmo. Só estamos aqui por misericórdia divina e pelo Amor de Deus por nos e não por nossos méritos. Para recebermos os privilégios e as bênçãos da nossa pascoa, que e Cristo Jesus, devemos seguir o exemplo Dele, e vivermos em verdadeira humildade. Não devemos ser orgulhos por termos a Salvação e sim, sermos gratos e humildes. Devemos por nosso orgulho de lado e irmos ate os confins da terra em busca das almas perdidas. Devemos servir ao invés de sermos servidos. Acha difícil? Imagina para Jesus, que tinha tudo nos Céus e precisou vir ate a Terra e morrer por um bando de ingratos perseguidores e incrédulos!

Deus deseja que tenhamos um coração humilde, pois Ele nos promete nas suas escrituras que habitara com os humildes. Quem deseja ter Deus ao seu lado, fara bem em seguir estas sabias palavras:

Pois assim diz o Alto, e o Excelso, que habita a eternidade, de quem o nome é Santo: Habito no alto e santo lugar, também com aquele que é contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e vivificar o coração dos contritos. - Isaías 57:15-16(SBB)


Melquisedeque 

Nenhum comentário:

Postar um comentário