26 de mar. de 2013

Cristianismo Pratico


“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.”
Tiago 1:22-24 (Nova versão Internacional)

Atualmente esta na moda ser evangélico. Andar com uma bíblia debaixo do braço; ter toques de celular com musicas gospel (por incrível que pareça, existe ate “funk evangélico”!- Creio que já seja hora de Jesus voltar!); ler livros de libertação e como ser abençoado (financeiramente falando). Os cultos das igrejas neopentecostais vivem lotados. Um grande show (Pessoalmente já assisti a muitos “cultos” que mais se pareciam com alguns shows que assisti no mundo, antes de me converter) é feito. Muitos caem ao chão, ante o “poder” do Espirito. Ocorrem muitos milagres e demônios são expulsos. No fim, tudo acaba. As pessoas voltam para suas casas. Na pratica pouca coisa muda em suas vidas, pois muitos voltam e continuam a fazer as mesmas coisas erradas que sempre fizeram:

Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. (2 Timóteo 3:2-6 NVI)

O erro não esta em ser evangélico e ir a igreja para cantar ou gritar (Nada tenho contra isso, ate porque sou de Linhagem Pentecostal). O problema e que as pessoas querem apenas as bênçãos sem assumirem o compromisso de serem Cristãs. "Evangélico", atualmente, qualquer um pode ser. Agora ser Cristão, um discípulo real de Jesus, embora seja aberto para todos serem, nem todos conseguem:

Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram. (Mateus 7:13-14 NVI)

Escrevo este artigo a todos aqueles que querem ser (ou já são e querem aperfeiçoar) verdadeiros Cristãos na pratica! Como o texto introdutório de hoje diz, vamos ir além do ouvir a palavra; vamos vive-la!

Vejamos então como ser um Cristão, na pratica:

Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. (Tiago 1:26-27)

Controle sua língua! Não faca fofocas de outros, quer seja na sua igreja, no seu trabalho, na academia, no parque ou em qualquer lugar em que esteja. Mesmo que sejas muito devoto, de nada adiantara perante Deus, se pecares com a vossa língua. Ao invés de falar dos outros, procure alguém que esteja necessitado espiritualmente ou materialmente (ou ambos!) e preste ajuda;

Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo. (Tiago 2:1 NVI)

Não trate diferentes pessoas de diferentes maneiras. Trate todos como iguais, embora tenhamos diferenças! Ninguém e melhor do que ninguém. Não trate melhor a pessoa que anda de Terno e não despreze aquele que usa apenas trapos. Seja pratico! Todos são filhos do Senhor, e se possível, de uma roupa nova ao seu irmão carente;

Para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.
No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.
Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam. (1 Pedro 4:2-4 NVI)

Querem ser Cristãos e receberem a Coroa da Vida? Então deixem a formicação; Não adulterem mais; parem de se embriagar; não roubem (inclusive o tempo de trabalho que prestas a tua empresa!) Parem de idolatrar atores (incluindo os BBB’s), cantores, jogadores de futebol... Sejam equilibrados. Querem fazer sexo? Façam o correto e casem-se (Isso se você quer mesmo ser um Discípulo do Senhor!). Querem assistir a um filme? Sejam seletivos e fujam daqueles que incentivam o adultério, mostram cenas de violência desenfreada, ou aqueles que falam explicitamente sobre adoração a outros deuses (Não digo os documentários que falam sobre, mas aqueles que ensinam o como!);

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor. Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas. Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.
Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade. (2 Timóteo 2:22-26)

Pensou que era fácil, ne?! Não discuta por nada. Seja amável com todos, ate mesmo com aquele cara chato do seu trabalho que vive na sua aba, morcegando! Ele pode muito bem ser uma alma perdida, oprimida por Satanás, que esta esperando apenas sua fé, para o ajudar a receber a Salvação de Cristo!

Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem a ninguém, sejam pacíficos e amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens. (Tito 3:1-2 NVI)

Isso mesmo! Respeite aqueles que estão no cargo de poder. Por mais tolos e por mais que estejam roubando, sejam obedientes. Não que não possamos lutar por nossos direitos, isso devemos fazer. Mas como bom testemunho, no que depender de nos, procuremos fazer tudo o que for bom para nosso próximo e nosso Brasil. Evitem as discussões tolas da politica. Busquem primeiro o Reino de Deus!

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7 NVI)

Vida de oração! Muitas pessoas oram apenas quando estão na igreja, ou quando estão em apuros! Quer ser um Cristão de verdade? Ore! Ore muito, Sempre. A todo o momento. Ore quando estiver feliz. Ore quando estiver triste. Ore quando precisar de algo. Ore para agradecer por tudo que o Senhor te fez e fara. Ore por sua família. Ore pelas almas perdidas. Ore pelo seu Pais. Ore por seus pastores. Ore pela sua Salvação. A promessa de Deus e que terás a Paz Dele habitando em seu coração;

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".( Mateus 28:19-20 NVI)

Por ultimo, sejamos evangelistas de verdade! Vamos pregar a Todos que Jesus e o SENHOR, que ressuscitou dos mortos, que esta disposto a perdoar os pecados daqueles que o reconhecem como Rei, que Tem um Reino com um lugar especifico para todos, que Salva, cura, liberta! o Rei dos Reis! Ele esta voltando, e levara para junto de si, não aqueles que apenas fingiram ser cristãos, mas todo aquele que viveu na pratica o verdadeiro Cristianismo!

"Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.  Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ " "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".(Mateus 7:21-28 NVI)


Melquisedeque

Nenhum comentário:

Postar um comentário