7 de mar. de 2013

Como encontrar a Adoração que é Aceita por Deus




Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos.
Mateus 24:4-5 NVI

Nunca na história da humanidade vimos a explosão do cristianismo como se observa hoje; somos atualmente mais de 2 bilhões de cristãos, claro que dentro dessa amostragem estão incluídos todas as ramificações do cristianismo (Catolicismo, Catolicismo Ortodoxo, Protestantismo, entre outros), e todos esses grupos professam representar Cristo aqui na Terra. Mas se somos todos cristãos por que há tanta divergência nos ensinos? 
As escrituras nos revelam que desde os primórdios do cristianismo sempre houve divisões entre os membros, e grande parte dessas divisões ocorriam devido a diferença cultural desses novos convertidos (Atos 15:1-20). Porém os Apóstolos nos exortaram contra o surgimento de "Divisões" e "Heresias" dentro da igreja primitiva, e afirmaram que muitos se desviariam da fé ao dar ouvidos a esses ensinos.

1 Coríntios 1:10-11 - "Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês.”

Romanos 16:17-18 - Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos.

1 Coríntios 11:17-19 - Entretanto, nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem. Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio. Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.

2 Pedro 2:1-2 - No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade.

1 Timóteo 4:1-5 - O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças,  pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

Diante dessas afirmações como podemos diferenciar o "Joio" do "Trigo"?

A Bíblia nos dá vários indícios para identificarmos a forma de adoração que agrada o nosso Criador. As Bíblia nos diz que "Deus é amor" (1 João 4:8), e quem o serve/ama deve refletir esse amor em todos os aspectos da sua vida, até amando aqueles que nos odeiam (Mateus 5:43-48). A Bíblia nos diz que "Deus não pode Mentir" (Tito 1:2), então os seus adoradores devem buscar uma postura verdadeira para com a palavra de Deus, usando-a de modo eficaz, com o objetivo de vivenciá-la com todo o seu espírito (João 4:23-24). A Bíblia nos diz que "Deus é santo" (Apocalipse 4:8) então todos os seus adoradores devem alcançar a santidade; a palavra santo significa ser separado/apartado, ou seja os verdadeiros adoradores de Deus devem refletir essa santidade por não serem partícipes das práticas mundanas (João 17:15-18). A Bíblia nos diz que os verdadeiros adoradores "Fariam discípulos para Cristo" (Mateus 28:19-20), há uma grande diferença entre falar sobre Deus, e apresentar Deus a uma pessoa; a palavra discípulo (Grego Ma thé tés) denota primariamente alguém que fixa sua mente em alguma coisa. Ser discípulo é negar a si mesmo e viver em prol do Reino, independentemente dos infortúnios que esse ato possa nos trazer (Mateus 16:24-25), muitos virarão as costas para aquele que deseja ser um discípulo, inclusive membros da família, mas o nosso Senhor Jesus garante de que as bênçãos são maiores que as perdas (Marcos 10:29-30). 
Temos que ter em mente que devemos servir a Deus de forma exclusiva, não podemos poluir a nossa adoração com práticas degradantes. (Exôdo 20:5) Devemos seguir a exortação de Paulo em Efésios 5:10: “Aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.” Também levar em conta o que diz 1 Tessalonicenses 5:21: “... mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom.”

A separação do Joio e do Trigo não é uma tarefa fácil, mas se levarmos em conta os pontos acima descritos podemos ao menos refinar a nossa busca, e assim encontrar um porto seguro de adoração.
Todo aquele que realmente deseja achegar-se a Deus deve seguir as seguintes orientações:

“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Mateus 7:7-8

Irmãos, continuem orando constantemente, pois a oração refina a nossa fé e nos aproxima de nosso grandioso Criador. Através da Oração conseguiremos as respostas que tanto necessitamos.
"Que o Amor de Deus, a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a consolação do Espírito Santo sejam com o povo de Deus hoje e sempre. Amém"

Por L.R

Um comentário:

  1. Eu ficava pensado constantemente na questão por você apresentada. Sempre me indagava sobre que caminho seguir, confabulava com a minha mente buscando saber se a minha forma de adoração estava a altura de Deus, ou se eu tinha que fazer mudanças para agradá-lo. Mas depois desse post eu fiquei muito mais animada, revigorada, pois aprendi que embora eu esteja fazendo muitas coisas para Deus, eu ainda presciso melhorar no que se refere a pregação, a oração e principalemente na minha forma de adorá-lo (com espírito e verdade). Quando eu lí esse post lembrei de Miqueias 4:5: "Porque todos os povos, da sua parte, andarão cada um no nome de seu deus; mas nós, da nossa parte, andaremos no nome de Jeová, nosso Deus, por tempo indefinido, para todo o sempre." Temos que andar dentro dos padrões que Deus exige, não nos nossos próprios padrões de aceitação. Temos que nos moldar a Deus, não moldar Deus a nós.

    Continuem fazendo esse trabalho de divulgação da palavra de Deus. Vocês estão fazendo um ótimo trabalho de evangelização.

    ResponderExcluir