29 de mar. de 2013

Combatamos um Bom Combate!




"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”
2 Timóteo 4:7

O apóstolo Paulo está chegando ao final de sua vida. Olha para trás e faz um balanço de tudo o que se passou. Verifica que muita coisa havia sido feita. Muitas almas ganhas para o Senhor, várias igrejas levantadas e a sã doutrina havia sido compartilhada com as igrejas. Ao analisarmos esse texto, vemos que o apóstolo destacou alguns pontos que são primordiais em nossa vida. Primeiramente ele diz: “COMBATI”. Com essa expressão ele demonstra uma ideia de uma luta bem acirrada e constante. Todos os combates/lutas que Paulo enfrentou, ele o fez em prol do nome de Jesus o nosso redentor, e ele passou por vários embates conforme registrado em 2 Coríntios 11:23-27:

"São ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez."

Apesar de tudo isso, em momento algum vê o apóstolo reclamando de seus combates na vida. Paulo constantemente buscava se manter preparado para todos os possíveis combates que lhe se apresentassem, e isso ficou claro em 2 Timóteo 2:3-7:

Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.

Para Paulo e o autor do livro de Hebreus a vida cristã era igualada a uma corrida de longo alcance. Era necessário ter concentração, resistência e graça.

"Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado." - 1 Coríntios. 9:26,27

"Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus." - Hebreus 12:1

Em segundo lugar fala sobre o “bom combate”. Combateu o “combate” correto/justo. Desgastou-se naquilo que valia a pena. Nem todo combate é bom combate. Paulo aplicou suas energias na obra de Deus, e esse mesmo Deus reservou para ele uma coroa de vitória.

Nesses meus anos como cristão o que mais tenho visto são irmãos gastando tempo e energias naquilo que é improdutivo. Por exemplo: Disputa entre irmãos, a busca por cargos e privilégios, etc. Estas e outras coisas somente nos fazem perder o alvo da obra de Deus neste mundo. A igreja foi colocada no mundo para anunciar a salvação em Cristo Jesus. Nada mais do que isso. Como recompensa/coroação por essa pregação do evangelho receberemos uma sociedade transformada, mediante o sacrifício resgatador de nosso senhor Jesus Cristo.
Um grande problema que assola os nossos irmãos é a busca desenfreada por dinheiro, posição social e reconhecimento, e muitos ainda fazem disto seus alvos de oração, e acabam entrando em outras batalhas e acabam se esquecendo de lutar em prol do Reino.

O nosso Deus nunca se esquece daquilo que fazemos em Sua obra, por isso o Apóstolo Paulo disse: “acabei a carreira”. Ao Comissionar Paulo o nosso Senhor determinou um plano para a sua vida e este deveria cumprir todas as etapas desse plano, não desviando os seus alvos durante a sua jornada. No caminho de Damasco Paulo teve uma experiência com Cristo e não perdeu de vista aquilo que lhe havia sido entregue. Que consciência do dever cumprido! Em nada havia sido negligente, mas em tudo trabalhara firmemente. Muitos hoje ainda nem perceberam que Deus tem um plano em nossas vidas. Vivem dia-após-dia lutando seus “combates pessoais” e buscando “suas próprias carreiras”, enquanto o que o Senhor planejou acaba ficando para trás. Falta-nos este senso de objetividade na vida. Saber que temos uma carreira a ser cumprida e que precisamos terminá-la ainda nesta vida. Que não nos arrependamos no final de nossas vidas, ao olharmos para traz e ver que muito ficou por ser feito. Só temos esta vida para cumprir aquilo que o Senhor traçou para nós. Esse é o bom combate.

Paulo conclui seu pensamento com a afirmativa: “guardei a fé”. Apesar das lutas e desafios Paulo manteve a fé. Fé que expressa seu amor e confiança em Cristo. Não precisamos sacrificar a nossa fé por causa das lutas ou provações que passamos, ao contrário, devemos ainda mais nos empenhar em refinar as nossas habilidades para podermos estar equipados para as vindouras batalhas. Para isso precisamos do auxílio de nosso Deus durante os combates desta vida e se fizermos por onde eles nos garantirá a vitória.

Meu irmão apesar de tudo resta-nos o bom combate, resta-nos concluirmos a carreira e nunca abandonarmos a fé.

A VITÓRIA É PARA OS QUEM “COMBATEM” O BOM COMBATE.

Por L.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário